Please reload

Posts Recentes

FIESP e CIESP apresentam propostas ao Governo para apoiar as micro, pequenas e médias indústrias durante a crise

April 2, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

FIESP recebe Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, para falar aos empresários sobre o Programa “Verde Amarelo”

December 4, 2019

 

Encontro foi transmitido para as 42 Diretorias Regionais do CIESP em todo o estado de São Paulo

 

Na última quinta-feira (28), a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), realizou uma transmissão simultânea do Encontro com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, na sede da FIESP e do CIESP, na capital paulista. Na ocasião, o Secretário abordou as medidas do atual governo no combate às fraudes ao INSS, além da revisão nos benefícios previdenciários.

 

De acordo com Marinho, o combate às fraudes no INSS deve poupar R$ 10 bilhões já no primeiro ano de implantação. “Desde fevereiro, tivemos um aumento na identificação de processos com indícios de irregularidades. Passamos de uma média de 50 a 70 mil processos para 800 mil processos em cinco meses”, disse.  O Secretário também abordou os projetos do atual governo para os programas de Menor Aprendiz, aposentadoria especial e Pessoas com Deficiência (PcD).

 

No tocante à MP 905/2019, que dispõe sobre o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, Marinho afirmou: “Estamos fazendo um piloto do tamanho do Brasil. Os jovens têm o dobro da taxa de desemprego e é por isso que foram escolhidos para serem beneficiados. Faremos a desoneração da folha nos próximos três anos, com responsabilidade, apontando as compensações dentro do orçamento”.

 

O programa Verde Amarelo beneficiará jovens de 18 a 29 anos que ainda não tiveram nenhum emprego com carteira assinada. A proposta foi enviada ao Congresso Nacional por meio de uma Medida Provisória (MP) e vale para contratos com remuneração de até um salário mínimo e meio.

 

Segundo o Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o principal estímulo do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo é a redução entre 30% e 34% do custo para a contratação desses jovens e para a desoneração na folha de pagamento. Além disso, a contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) cairá de 8% para 2%, e o valor da multa poderá ser reduzido de 40% para 20%, decidida em comum acordo entre o empregado e o empregador, no momento da contratação.

 

As empresas não poderão ter mais que 20% dos funcionários na modalidade e todos os direitos trabalhistas previstos na Constituição, como pagamentos de férias e 13º salário, por exemplo, estarão garantidos. O prazo máximo dos contratos será de 24 meses, e novas contratações poderão ser registradas até o final de 2022. A previsão do governo é que a medida gere 1,8 milhão de novos postos de trabalho.

 

Marinho ressaltou também a importância da carteira de trabalho eletrônica, que desde agosto pode ser acessada por meio de um download de um aplicativo e pelo CPF do trabalhador.

 

Segundo o presidente da FIESP e do CIESP, Paulo Skaf, a economia está reagindo, as reformas estão acontecendo e isso é uma oportunidade para que o País possa eliminar uma agenda velha de reformas e iniciar um novo momento.

 

Para o diretor titular da Regional do CIESP em Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, essa iniciativa do governo sinaliza uma oportunidade de crescimento para as empresas e para o País. “Muitas empresas tiveram que reduzir o quadro de colaboradores devido à crise econômica. É importante incentivar a contratação de jovens e principalmente direcioná-los para uma nova realidade de mercado que é a da indústria 4.0, da inovação, da tecnologia, da inteligência artificial e da internet das coisas. A indústria, por meio do Sesi e do Senai, vem fazendo a sua parte, mas é importante também que isso se expanda cada vez mais”, destacou Syllos.

 

O CIESP Sorocaba fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260 – Alto da Boa Vista. Outras informações pelo telefone (15) 4004-2900 ou pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

 

Informações para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicação Integrada
(15) 3033-1404 - contato@vpocomunicacao.com.br
Diretora executiva:
Carla Acquaviva - (15) 99760.4004

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga-nos nas Redes Sociais!

 ® Vergili Press Office 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Os Marketeiros